O que é o STABILIZER?
O Stabilizer, concebido por fisioterapeutas, é um aparelho simples destinado a registar as alterações de pressão numa bolsa de pressão pneumática. Isto permite detetar o movimento da coluna, durante o exercício.
O exercício fundamental de estabilização inclui reaprendizagem de co-activação de modelos preestabelecidos de co-contracção dos abdominais transversais e do multifidus lombar de modo a proporcionar suporte localizado aos segmentos espinhais. Pesquisas publicadas indicam que quando em funcionamento normal, os abdominais transversais e o multifidus lombar atuam em uníssono, aumentando a pressão sobre a fáscia toracolombar atuando como uma cinta, proporcionando estabilidade à coluna lombar.
Este tipo de exercícios são especialmente importantes na prevenção e tratamento das dores da região lombo-sagrada e região do pescoço (de várias patologias). O estabilizador é utilizado para monitorizar e fornecer um feedback sobre o movimento corporal durante o exercício, aumentando deste modo a efetividade do exercício no alivio de dores na região lombo-sagrada e do pescoço. (Manual Stabilizer Pressure Bio-Feedback - Chattanooga)
A aplicação do STABILIZER em pessoas com hérnia discal lombar
Apesar de ter origem multifatorial as causas mais frequentes da hérnia discal lombar são as mecânico-posturais e degenerativas, secundárias ao desgaste gradativo do disco intervertebral que pode ser por conta de adoção de má posturas, excesso de peso sustentado e desequilíbrio muscular, principalmente por conta da fraqueza dos estabilizadores lombares.
Entre os músculos que promovem a estabilização da coluna lombar destacam-se os múltífidos e transverso do abdomen. Pesquisas apontam a correlação entre a disfunção desses músculos com o desenvolvimento da dor lombar, além da predisposição para lesão no disco quando há hipotrofia. Uma alternativa para o tratamento e prevenção da diminuição do trofismo dos estabilizadores lombares é a aplicação da Estabilização Segmentar Vertebral (ESV), um método de fortalecimento baseado na conscientização da contração muscular, através do treino resistido dos multífidos e transverso do abdomen e da estimulação proprioceptiva.
A Estabilização Segmentar Vertebral é mais rápida e eficaz no tratamento da instabilidade lombar, quando comparada a outras técnicas de fortalecimento do tronco, uma vez que permite o recrutamento específico dos estabilizadores lombares.
Para melhorar a efetividade desta técnica, a associação da realização da ESV com a utilização de algum tipo de feedback visual como, por exemplo, a unidade pressórica (como o Stabilizer®) durante os exercícios, promove uma melhor resposta na ativação dos músculos profundos, uma vez que o uso da informação visual permite uma melhor consciencialização da contração muscular e habilidade motora.
Um programa de exercícios baseado na técnica de Estabilização Segmentar Vertebral em pacientes portadores de Hérnia de Disco Lombar estimula a contração efetiva dos estabilizadores da coluna e o trofismo do multífido, principal músculo responsável por esta função e promove uma redução nível da dor.
A técnica de Estabilização Segmentar pode ser uma alternativa não invasiva, de baixo custo e de fácil utilização, para tratamento do desequilíbrio e da fraqueza muscular dos estabilizadores lombares em pacientes com Hérnia Discal.
(Informação retirada do estudo publicado pela Revista Brasileira Ciência e Movimento em 2014: Eficácia da estabilização segmentar vertebral no aumento do trofismo dos multífidos e melhora da dor em portadores de hérnia discal lombar)
A minha experiência com o STABILIZER
Em Portugal, pelo que me tenho apercebido, o Stabilizer ainda não é muito utilizado ou conhecido.
Assim que vi o folheto fiquei curiosa com a técnica e percebi que seria algo que me poderia ajudar a melhorar, em muito, a minha sintomatologia bem como a minha capacidade física e funcional.
Fiz a avaliação no final de Maio (2015) e comecei o treino na semana seguinte.
Comecei com um acompanhamento individual com exercícios simples.
Nesta altura apercebi-me da fraqueza que os meus músculos estabilizadores do tronco tinham.
Os exercícios que eu fazia, mesmo parecendo simples, eram bastante exigentes para mim.
Com o tempo consegui melhorar o domínio sobre a utilização do STABILIZER e adquiri um (através de uma encomenda online) para começar a utilizá-lo também em casa e potenciar os meus resultados.
No Centro de Treino Funcional da Coluna o STABILIZER é associado ao Pilates Clinico em Equipamentos. Assim, após algumas sessões com esta unidade, passei para um treino específico com os equipamentos.
O meu treino tem tido uma evolução gradual, sempre com acompanhamento próximo do profissional qualificado e, mais recentemente, iniciei algumas sessões em treino de grupo, com o máximo de 4 pessoas.
Tenho sentido uma evolução a nível físico bastante notória, e esta reflete-se numa melhoria na minha capacidade para realizar as atividades diárias com mais eficácia e confiança bem como, com mais segurança.