A tracção (manual ou mecânica) é uma das técnicas utilizadas para o tratamento de hérnia discal com radiculopatia.
Em Portugal utilizam esta técnica na clínica Nishimura (http://nishimura.pt/home.php), em Azeitão, e na clínica ITC Vertebral (http://itcvertebralpt.wix.com/portugal), em Lisboa. Desconheço se mais clínicas em Portugal utilizam este meio.
A tracção é utilizada como tratamento desde a antiguidade e actualmente ainda continua a ser utilizada em pacientes com dor lombar. Existem vários tipos de tracção (contínua, intermitente, manual, mecânica, autotracção) mas uma das mais comuns é a tracção mantida e intermitente mecânica.
Segundo as NASS Clinical Guidelines para Lumbar disc herniation with radiculopathy a evidência existente é insuficiente para fazer uma recomendação a favor ou contra o uso da tracção como tratamento da hérnia discal lombar com radiculopatia.
Nestas guidelines fazem referência a um estudo controlado randomizado que compara os resultados da tracção, ultra-som e laser de baixa intensidade como tratamento em pacientes com dor aguda lombar e na perna causada por hérnia discal lombar.
A tracção utilizada neste estudo era mecânica e correspondia a 35% - 50% do peso corporal. Os resultados, avaliados três meses após o inicio dos tratamentos, revelaram uma redução significativa da dor e incapacidade e a ressonância magnética demonstrou redução no tamanho do disco herniado. Os autores concluíram que tanto a tracção como o ultra-som e o laser tinham efectividade no tratamento deste grupo de pacientes com hérnia discal lombar aguda.